quarta-feira, 29 de abril de 2015

CINE HISTÓRIA: PRA FRENTE BRASIL (1982)


FICHA TÉCNICA

Título Original Pra Frente Brasil
Duração: 105 min.
Ano: 1982
Diretor: Roberto Farias 
País:  Brasil
Idiomas disponíveis e legendas: Português
Gênero: Ação/ Drama Histórico
Temática: Copa de 1970/ Ditadura Militar no Brasil

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

Em 1970 o Brasil inteiro torce e vibra com a seleção de futebol no México, enquanto prisioneiros políticos são torturados nos porões da ditadura militar e inocentes são vítimas desta violência. Todos estes acontecimentos são vistos pela ótica de uma família quando um dos seus integrantes, um pacato trabalhador da classe média, é confundido com um ativista político e "desaparece".

COMENTÁRIO

 Grande clássico do cinema brasileiro, Pra Frente Brasil foi lançado ainda durante o período do regime militar, mas precisamente no governo do general João Batista Figueiredo, último presidente da ditadura, sendo inclusive censurado, mas liberado logo tempo depois, é o primeiro filme a mostrar abertamente a repressão desse período.
 Estrelado por Reginaldo Faria, Antônio Fagundes, Natália do Vale e Elizabeth Savalla, o filme tem uma estória bastante simples, envolvendo uma família, mas denúncia escancarada as horríveis sessões de tortura, como os grandes  empresários na época financiavam a repressão no Brasil, além de mostrar a euforia do país durante a Copa de 1970, a qual acabava ajudando os órgãos de repressão mascarar a realidade dos porões da ditadura.
 Repleto de cenas memoráveis, o filme é um verdadeiro documento histórico, mostrando acontecimentos lamentáveis da nossa História recente, misturando drama familiar e político com sequências eletrizantes de ação, criando uma obra realista, a qual foi um dos grande sucessos do cinema nacional dos anos 80, conquistando diversos prêmios mundo a fora.
 Além de ser uma denúncia forte a ditadura militar, a grande mensagem de Pra Frente Brasil é por democracia, por uma política sem perseguições e sem violência, além de liberdade de expressão, temas muito presente até nos dias de hoje. Abaixo está o filme completo, só clicar no play e assistir, confiram:


Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário